Estão descontando valores que não reconhece do benefício previdenciário? Saiba o que fazer.

A vítima de crédito não solicitado deve primeiro conferir no banco ou instituição financeira na qual o empréstimo foi contraído o máximo de informações sobre data, valor e documentos de autorização.

Atualmente, é muito comum os bancos se aproveitarem da dificuldade que alguns idosos possuem em acessar seus dados e descontarem valores mensalmente de seu benefício previdenciário. 

E após entrar em contato com o banco descobre-se que se trata de um empréstimo consignado não contratado.

Saibam que o empréstimo consignado não contratado por aposentados ou pensionistas do INSS é uma prática ilegal que tem afetado muitos beneficiários, levando-os a uma situação de endividamento e prejuízo financeiro.

Essa modalidade de empréstimo é caracterizada pelo desconto automático das parcelas diretamente no benefício do segurado, sem a devida autorização ou conhecimento do mesmo.

Acima de tudo, essa situação é extremamente preocupante, uma vez que os aposentados e pensionistas do INSS são pessoas que já se encontram em uma fase da vida com menor capacidade de geração de renda e mais vulneráveis a abusos financeiros.

É importante destacar que o empréstimo consignado não contratado viola o princípio do consentimento informado e representa uma prática abusiva por parte das instituições financeiras.

Felizmente, existem soluções jurídicas para esses casos. O aposentado ou pensionista que identificar descontos indevidos em seu benefício deve tomar algumas medidas para solucionar essa situação.

A primeira delas é buscar imediatamente o auxílio de um advogado especializado em direito do consumidor ou previdenciário.

Além disso, é possível ingressar com uma ação judicial contra a instituição financeira responsável pelos descontos não autorizados, buscando a reparação dos danos causados e a restituição integral dos valores, cabendo inclusive danos morais.

Vale ressaltar que cada caso é único e requer uma análise individualizada. 

Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um profissional qualificado, que possa avaliar a situação, analisar os documentos e propor a melhor estratégia jurídica para obter a solução desejada.

Em caso de dúvida, o ideal é procurar uma advogada especialista em direito do consumidor, para requerer solução eficaz do problema.

Se tiver interesse, o nosso escritório está à disposição para ajudar.

Basta entrar em contato!

Dra. Isabela G. Ferreira

(OAB/SP 483.440) – Sócia

Formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2021.

Lida com os casos relacionados ao direito do consumidor do escritório, além de cuidar de toda a gestão, trazendo modernidade e agilidade para o escritório.

Especialista em defender o direito do consumidor face bancos, companhias de telefonia, fornecimento de energia e água.

Por que nos contratar?

PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

O escritório possui advogadas especialistas em cada área. Isso significa que dedicamos todas nossas energias para entregar solução e tranquilidade àqueles que precisam do nosso apoio.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Você não é – e nunca será – apenas mais um cliente. Cada história importa e nós sentimos na pele a dor de nossos clientes. Receba atendimento individualizado e humanizado.

ACOMPANHAMENTO INTEGRAL

Nós não deixamos você na mão. Vamos até o final para te trazer a melhor solução, independentemente de quão longo seja o caminho.

2023 – Meireles Feirreira Advocacia – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress